sexta-feira, 9 de abril de 2010

...novo serviço em Olival...

Olival vai ter um novo serviço ao domicílio, o da entrega de medicamentos!

A notícia surge no “Noticias de Ourém”, edição de 9 de Abril de 2010, que publico, por considerar muito interessante o seu conteúdo e que aconselho a sua leitura.


Sem pesquisar muito, recebo a informação de que a existência da Farmácia no Olival, é coisa para o inicio da Republica, foi primeira que em Caxarias, Urqueira, Espite, Albergaria dos Doze e outras mais. Mas agora fechou e,… “nada podemos fazer!” Porém, a questão é o nada que não se fez! Na minha singela opinião sobre a dinâmica olivalense, com o débil funcionamento da nossa extensão de saúde durante mais de uma década, a saída sistemática de utentes do olival para as outras extensões, esperava-se o quê? Milagres! A Farmácia deslocou-se para Fatima e sofrerá concerteza o milagre financeiro que não estaria ao alcance na nossa pacata vila, embora não acredite muito na “”…não era rentável, tivemos que tomar esta decisão”.

A verdade é que a farmácia é privada e aos seus donos foi-lhe permitido esta deslocalização, ponto final!

E para justificar o que me vai na alma, edito um outro texto escrito e publicado em 15/09/2009, que dizia assim:

“O funcionamento do Centro de Saúde do Olival e a sua falta de Médicos é o problema mais grave na Freguesia. A falta de consultas tem afastado os utentes do Olival para outros Centros, o que corresponde a menos consultas e menos utentes, daí menos receitas, o que tem condicionado o funcionamento da farmácia com menor número de vendas e assim fomentando a mais que provável saída do Olival.

Mas a saída da farmácia é parte de um problema mais vasto, porque menos pessoas no comércio local, menos pessoas nos correios e a respectivo agravamento dos problemas que todos já advinham para os comerciantes, é apenas a morte lenta e dolorosa da recém-nascida Vila que assim vai perdendo a sua população e, consequentemente, deixa de necessitar de nova escola, do novo parque desportivo, do seu pavilhão Gimnodesportivo e das suas Associações, pois a população vai diminuindo e os casais jovens partem para outros locais com melhores condições.

Mas quem acha que o problema do comércio local é apenas um problema dos comerciantes, desengane-se, porque sem o comércio local, os habitantes passam a fazer as suas compras fora do Olival, possivelmente em grandes superfícies, despendendo mais dinheiro e mais tempo para lá chegar e os lucros dessas empresas, em vez de ficarem na Freguesia ou Concelho, na maioria das vezes, vão para bem longe.

E o Olival? Cenário demasiado negro? Mas bastante realista, pois o problema dos Médicos perdura há quase 10 anos e a Farmácia está na eminência de sair do Olival, com o projecto já aprovado para Fátima.”

…Gostaria apenas de acrescentar, e os Correios?

O residente.

Sem comentários:

Enviar um comentário