sexta-feira, 4 de junho de 2010

A arte de bem puxar o tapete


Assisti, sem dúvida, no dia 2 de Junho de 2010, em reunião extraordinária da Assembleia da Junta do Olival, ao que muitos chamam de “exercício de política”e que a mim me pareceu o “puxar o tapete ao Executivo”.
Em Janeiro deste ano começou por se ouvir falar na “semana cultural”, que serviria para festejar a elevação do Olival a Vila e ainda numa “tourada”, ideia essa que foi evoluindo sem grandes vozes contra. A minha disse-o várias vezes:
- …O projecto é vosso, da vossa responsabilidade, apenas necessitam precaver a sua legalidade e a sua sustentabilidade. Apenas isso!...
Através da minha participação em outros projectos fui acompanhando as reuniões com as associações para a preparação do programa cultural, numas das quais, a Sra. Secretária do Executivo fez várias tentativas de criar uma comissão responsável pela “Festa de Elevação a Vila”. Foi sem sucesso pois o Sr. Presidente não valorizou, embora considere excelente e a quem dou os parabéns. Passo a explicar, a dita comissão alargaria o leque de responsáveis, a analise das decisões seria mais séria, porque a responsabilidade a isso leva, a participação de mais pessoas atingiria maior textura politica, e todos seriam co-responsabilizados pelo sucesso e ou pelo insucesso.
- Volto a dizer Sra. Secretária, a proposta era muito interessante e como agora todos sabemos, com implicações futuras!
Bem, e eis-nos chegados à dita reunião, com vários pontos importantes mas que aqui, apenas quero destacar um: “Revisão às opções do Plano Plurianual de Investimentos e ao Orçamento - apreciação e votação”, ou seja, a introdução de 40.000 € para a “Festa do Aniversário da Vila”/ “Tourada”. Despesa essa fundamentada pela receita previsional de 40.000 € do mesmo evento.
- Consignação de verbas!?! Errado, ilegal, impossível! Motivo mais que evidente para votar contra e que assim mantive!
Mas, quem puxou o tapete? O outro lado da maioria, chegou-se para o lado (absteve-se), fez uma vénia e deu ordem para avançar! Só não benzeu!
- Meus senhores, isso não se faz! Isso, não se faz! Bem, eu não faria!!!
O residente

Sem comentários:

Enviar um comentário