terça-feira, 15 de junho de 2010

Sessão de homenagem


Aconteceu no dia 12 de Junho de 2010, no edifício sede do Rancho folclórico “Os Moleiros da Ribeira”, pelas 17h00, no encerramento solene e oficial da Semana Cultural do Olival. Falo-vos da homenagem aos Presidentes Junta de Freguesia do Olival após o 25 de Abril de 1974.
Muitos convidados presentes, Presidente e Ex. Presidente/Vereador da Câmara, Presidente da Assembleia Municipal, Vices, mais Vereadores, Presidentes de Juntas de Freguesias e publico, algum, não muito, talvez por  desconhecimento do local exacto.
A Sra. Secretária abriu as hostilidades (o nervosismo levou-a a ter cara de poucos amigos, apenas isso), apresentando um historial da nossa freguesia, alongado, mas bastante interessante. Penso que esteve muito bem. Dignificou em conta e medida a cerimónia.
Os mais aplaudidos foram o primeiro e o ultimo, o Sr. Manuel Coelho, quase centenário, mas ainda lúcido e o Sr. José Maria, na sua primeira aparição após as eleições, a ter uma ovação de palmas quase sem fim e, como alguém me dizia, do tipo: Volta que estás perdoado! Quanto a isso, só uma palavra a dizer:
- Sr. José Maria, tenha orgulho na sua obra!...
O Presidente da Junta, na sua forma simples e pacata habitual desenvolveu o seu discurso para dentro, enviando recados para os que o criticam e nada fazem, perdendo a oportunidade de passar as preocupações da nossa população, puxando dos galões em nome do povo, de forma a pressionar o edil municipal.
Situação que o Presidente da Assembleia não deixou passar entre os dedos, levantando a voz em nome do povo, sobre o facto da nossa estrada 349 estar em vias de ser cortada pelo IC9. Fê-lo de forma entusiástica, contundente, de punho firme, mas poderia ter feito melhor, pois como Presidente da Comissão da Assembleia para analise deste assunto, proposta por mim em nome do Grupo Moia e aceite, poder-se-ia ter feito uma reunião e assim avançar em nome de todos. Em nome da união que o próprio contradisse, quando momentos antes alegava, que após as eleições a vontade do povo é soberana e que as lutas partidárias deveriam ficar de lado. Os exemplos terão de vir de cima, Sr. Presidente.
Eis-nos chegados ao momento do Sr. Presidente da Câmara usar da palavra. E fê-lo de forma eloquente, com mensagens para todos os presentes, mas abusando nas metáforas e ou quaisquer outras figuras de estilo, ficando-se por um vazio de propostas para o Olival.
Esperava mais Sr. Paulo Fonseca, a mim não me basta, “uns choram, outros vendem os lenços” e “perde-se na castanha para se ganhar na pevide”, isto, mais coisa, menos coisa… (se errei, emendem-me, por favor!).
O residente

Sem comentários:

Enviar um comentário