quinta-feira, 24 de junho de 2010

IC9 versus ER349

Qual desmesurada batalha bíblica, de David e Golias, esta da IC9 e ER 349 parece vir a ter um desfecho bem diferente. O tão esperado e necessário IC9 vai cortar a via rodoviária que liga todo o concelho norte à sede do mesmo. Haverá alternativa, nova em folha, mas que nos obrigará a fazer para sempre cerca de 600 mts a mais. Para todo o sempre, pois felizmente para nós, apenas uma vez na vida, as viagens não são de ida e volta.

A freguesia do Olival até não é a mais prejudicada, pois uma grande parte dela já usa a estrada 356 (Caxarias a Ourém) através do acesso pela zona industrial dos Frades, mas Urqueira, Espite e Matas, sim.

Através da participação numa comissão da Assembleia de Freguesia do Olival para a resolução desta temática, liderada pelo Sr. Presidente da Assembleia (que ainda não fez uma única reunião), estive presente num encontro na Câmara de Ourém com todos os interessados; Vice-presidente, Juntas de Nossa Senhora da Piedade (Ourém), Olival, Urqueira, Espite e Matas, a comissão IC9 do Olival, um habitante das Lousâs e o Eng. da Empresa que ganhou a concessão de construção.

Exprimiram-se todos os argumentos possíveis, inventaram-se até alguns e chegámos ao seguinte:

1- A decisão é definitiva, tendo todos os pareceres favoráveis das instituições que teriam de opinar.
2- Haveria outras soluções, possíveis tecnicamente, mas que não foram estudadas, por falta de reclamação.
3- As freguesias afectadas não foram informadas da alteração do traçado porque a lei apenas obriga as “Estradas de Portugal”a avisar as “Freguesias afectadas fisicamente”.
4- As soluções possíveis são: levantamento popular, providência cautelar e movimento de influências (algo entre a cunha e a corrupção).

A minha conclusão é:

1- Falha grave do processo, na discussão pública, sendo negado o direito de opinar ao um considerado número de habitantes, que não beneficiando na totalidade do traçado do IC9, ainda é prejudicado pelo mesmo.
2- Afectação directa no aumento de tráfego em outra vias (Ribeira de Olival a Abadia) e que para isso não está preparada, no troço da 356 que liga as duas rotundas, negligenciando claramente a segurança dos utentes.
3- Passividade dos nossos representantes locais, mostrando demasiada subordinação ao Edil Municipal, esquecendo na maioria, que são apenas e só os cicerones de quem os elegeu.
4- O reconhecimento do erro no processo, deveria anular o mesmo, pura e simplesmente.
5- E para finalizar, a falta de estratégia dos nossos mandatantes locais…

E mais não sei, e mais não posso…

O residente

Sem comentários:

Enviar um comentário