quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

…Visite-se a Freguesia…

A convite da Junta de Freguesia do Olival e sob proposta da Adirn (Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte) chegou -me às mãos a hipótese de conhecer em traços gerais, os desígnios pretendidos para o futuro, espero próximo, de muitos senhores de bem, para a nossa dita Vila, que ostensivamente se quer designar de “VILA JARDIM”.

Mas logo se reconheceu a gravidade da falta de saneamento básico de uma zona, cuja riqueza maior, é a água potável no subsolo que alimenta 7 freguesias do Concelho. Mais se acrescenta que essas águas são o limite freático mais longínquo desse Tejo, que é bem, bem maior que um Rio. Assim, infantilmente, preparamo-nos para permitir que se polua esse dito maioral, na sua nascente e que se alastre até à foz.

-Bem, assim… todos terão direito à mesma qualidade de salubridade! Igualdade de oportunidade! Poderia ser anedótico, mas não o é!
Os representantes do Município, presentes, desbundam atributos à nossa humilde comunidade, ancestral na persistência de aqui viver e, de história lavrada por episódios de um povo simples e ordeiro mas nem sempre de fácil condução.

E penso eu ser aqui, a grande riqueza do nosso povo com a sua enorme capacidade de se dedicar a pequenos grandes objectivos, locais, por vezes quase tribais. O movimento associativo no Olival, um dos mais expressivos no Concelho, individualmente sem grande peso, ganharia outra dimensão, se unidos em torno de objectivos bem maiores.

Vem esta conversa toda porque a Adirn nos presenteou com o Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), e a possibilidade, mediante candidatura, de acesso a verbas a fundo perdido, percentuais, estatais e ou comunitárias.

Vem porque se falou de sustentabilidade dos projectos, da interligação dos mesmos, na projecção de objectivos mais envolventes e na necessidade de uma estratégia mais global, independentemente das cores políticas e a muito longo prazo.
Uma Federação, Confederação, ou Associação de Associações do Olival cumpriria na íntegra, muitos desses parâmetros, digo eu…

O Residente

Sem comentários:

Enviar um comentário